Cruzamento das Obrigações Acessórias Federais - Novidades de 2025 DCTF e MIT

 

1Curso Pontuado Vale 08 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, nas categorias: AUD: 08, CMN: 08, SUS: 08, ProGP: 08, Perito: 08,  PRE: 08, Pre AUD: 08, ProRT: 08, PREVICAUD: 08 CFC: SP-33171

A Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB) vem alertando os contribuintes sobre inconsistências detectadas pela análise de dados e cruzamento de informações prestadas pela própria pessoa jurídica e por terceiros, objetivando a regularização espontânea das divergências identificadas.

Com a instituição do Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), ocorreu um avanço significativo em relação a sistemática utilizada até então, para fins do cumprimento das obrigações acessórias, transmitidas pelos contribuintes ao fisco.

O Sped tem como principais objetivos promover a integração dos fiscos, racionalizar e uniformizar as obrigações acessórias para os contribuintes e, sobretudo, tornar mais célere a identificação de ilícitos tributários, ou seja, realizar o cruzamento das informações contidas nas obrigações acessórias Federais. Com as alterações ocorridas para 2025 a inclusão do MIT, mudanças na e-Financeira e extinção da DCTF.

Objetivo: Orientar aos participantes como analisar e interpretar de forma prática os cruzamentos existentes nas obrigações acessórias de âmbito Federal amparado pela legislação para o correto preenchimento e validação dos campos.

Carga horária: 08 horas

Para quem é este curso: Contabilistas, Auditores, Analistas e Assistentes Contábeis e Fiscais, Gerentes, Profissionais de Departamento de Recursos Humanos, Contas a Pagar e a Receber, e demais profissionais ligados direta ou indiretamente a estas operações na empresa.

Estrutura do curso:

Videoaulas online Material de apoio para download Exemplos práticos ou cases Avaliação Certificado

 

Acesso ilimitado: Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e você poderá assisti-lo quantas vezes precisar, dentro do período de contratado.

Metodologia: Nossos cursos são compostos por 80% de videoaulas, com conteúdos planejados especialmente para EAD, divididos por temática, com vídeos com aproximadamente 10 minutos cada, o que permite que o aluno se organize de forma mais produtiva para seus estudos. Nossos cursos online não são apenas reprises de aulas ministradas em sala de aula e sim conteúdos estruturados para a modalidade com métodos que intensificam o aprendizado do aluno.

Excelência IOB Educação: A IOB atua há mais de 50 anos no mercado, é Capacitadora do CRC há 17 anos, e já capacitou milhares de profissionais.

Atenção

1) Este curso, salvo em casos de atualização de conteúdo, ficará disponível pelo período contratado. Porém, vale observar que, para efeito de pontuação no CFC, a data de conclusão do curso (data que constará no certificado) deverá ser até dia 31 de dezembro do ano vigente. Atendidos os critérios exigidos, a IOB Educação realizará o lançamento da pontuação no Sistema do CRC.

2) O acesso ao curso é ilimitado, porém, para efeito de pontuação no CRC, os pontos do curso só serão creditados uma única vez, considerando a primeira data de conclusão e aprovação, desde que o curso retorne aprovado do Conselho e o participante cumpra com todos os requisitos.

  • Curso: Cruzamento das Obrigações Acessórias Federais - Novidades de 2025 DCTF e MIT
  • Materiais Didáticos
  • Videoaulas
  • 🎮 Quiz: Teste seus conhecimentos
  • Avaliação
  • Pesquisa de Satisfação

Cruzamento das Obrigações Acessórias Federais

Módulo 1 - SPED

  • Bloco 1 – Aspectos conceituais

- O que é o SPED

- Finalidade

 

  • Bloco 2 EFD-Contribuições

- Obrigatoriedade

- Dispensa

- Prazos

- Penalidades

 

  • Bloco 3 ECD – Escrituração Contábil Digital

- Obrigatoriedade

- Dispensa

- Prazos

- Penalidades

 

  • Bloco 4 ECF – Escrituração Contábil Fiscal

- Obrigatoriedade

- Dispensa

- Prazos

- Penalidades

 

  • Bloco 5 DIRF – Declarações de Débitos e Créditos

- Obrigatoriedade

- Dispensa

- Prazos

- Regras para 2025

- Penalidades

 

  • Bloco 6 - EFD-Reinf

- Obrigatoriedade

- Dispensa

- Prazos

- Penalidades

 

  • Bloco 7 DCTF-Web

- Novidades 2025

- Obrigatoriedade

- Dispensa

- Prazos

- Penalidades

 

  • Bloco 8 – PER/DCOMP e PER/DCOMP-Web       

- Obrigatoriedade

- Vedações

- Prazos

- Penalidades

 

  • Bloco 9 – DIMOB           

- Obrigatoriedade

- Dispensa

- Prazos

- Penalidades

 

  • Bloco 10 – e-Financeira

- Obrigatoriedade

- Limites para prestação de informações

- Prazos

- Penalidades

 

  • Bloco 11– DMED           

- Obrigatoriedade

- Dispensa

- Prazos

- Penalidades

 

  • Bloco 12 – DOI

- Obrigatoriedade

- Prazos

- Penalidades

 

Módulo 2 – Simples Nacional

  • Bloco 1 – Considerações Iniciais

 

  • Bloco 2 – PGDAS-D

- Obrigatoriedade

- Penalidades

 

  • Bloco 02 – Defis            

- Obrigatoriedade

- Prazos

- Penalidades

 

Módulo 3 – Casos práticos

 

  • Bloco 01 – Cruzamento de Informações
  • Bloco 02 – Cruzamento de Informações DCTFxDARF
  • Bloco 03 – Cruzamento de Informações DCTFxECD
  • Bloco 04 – Cruzamento de Informações EFD Contribuições x ECD
  • Bloco 05 – Cruzamento de Informações DCTF x EFD Contribuições
  • Bloco 06 – Cruzamento de Informações DCTF x ECF
  • Bloco 07 – Cruzamento de Informações ECF X ECD
  • Bloco 08 – Cruzamento de Informações PED/COMP X DCTF X ECF
  • Bloco 09 – Cruzamento de Informações PED/COMP X DCTF X EFD Contribuições
  • Bloco 10 – Cruzamento de Informações DIRF X ECF X EFD Contribuições
  • Bloco 11 – Cruzamento de Informações DIRF X DCTF
  • Bloco 12 – Cruzamento de Informações DIRF X IRPF
  • Bloco 13 – Cruzamento de Informações EFD-Reinf X eSocial X DCTF Web
  • Bloco 14 – ECD x EFD-ICMS/IPI x EFD-Contribuições
  • Bloco 15 – Créditos Extemporâneos /Crime Contra a Ordem Tributária