O SPED Contábil ou também denominado escrituração contábil digital é uma obrigação que faz cumprir exigências da legislação comercial e da legislação tributária. Perante a legislação comercial será recepcionado como livro digital que traz toda a escrituração contábil da empresa. Já perante a legislação tributária dependendo da apuração do IRPJ, será base da escrituração do Lucro Real, ou recuperado para ser reunido com a apuração do lucro presumido.
Vale 4 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, nas categorias: AUD:4, CMN:4, SUSEP:4, ProGP:4, PERITO:4, PREVIC:4, ProRT:4
Objetivo: Orientar aos participantes como funciona a recuperação e estrutura a ser formatada para inserir nessa importantíssima escrituração analítica dos fatos contábeis. Apresentar os registros principais para preencher e dar validade para a entrega do conteúdo relativo ao ano-calendário 2021, exercício 2022.
Carga horário: 04 horas
Para quem é este curso: Profissionais da área Fiscal, Contábil
Estrutura do curso:
Acesso ilimitado: Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e você poderá assisti-lo quantas vezes precisar, dentro do período de contratado.
Metodologia: Nossos cursos são compostos por 80% de videoaulas, com conteúdos planejados especialmente para EAD, divididos por temática, com vídeos com aproximadamente 10 minutos cada, o que permite que o aluno se organize de forma mais produtiva para seus estudos. Nossos cursos online não são apenas reprises de aulas ministradas em sala de aula e sim conteúdos estruturados para a modalidade com métodos que intensificam o aprendizado do aluno.
Excelência IOB Educação: A IOB atua há mais de 50 anos no mercado, é Capacitadora do CRC há 17 anos, e já capacitou milhares de profissionais.
1) * Conteúdo elaborado com base na legislação vigente até a data de gravação realizada em 16/03/2022 do curso. Recomenda-se vigilância quanto a eventuais alterações posteriores.
2) Este curso, salvo em casos de atualização de conteúdo, ficará disponível pelo período contratado. Porém, vale observar que, para efeito de pontuação no CFC, a data de conclusão do curso (data que constará no certificado) deverá ser até dia 31 de dezembro do ano vigente. Atendidos os critérios exigidos, a IOB Educação realizará o lançamento da pontuação no Sistema do CRC.
3) O acesso ao curso é ilimitado, porém, para efeito de pontuação no CRC, os pontos do curso só serão creditados uma única vez, considerando a primeira data de conclusão e aprovação, desde que o curso retorne aprovado do Conselho e o participante cumpra com todos os requisitos.
Abertura, Identificação e Referências
Registro 0150: Tabela de Cadastro do Participante
Registro 0180: Identificação do Relacionamento com o Participante
Lançamentos Contábeis
Registro I030: Termo de Abertura do Livro
Registro I050: Plano de Contas
Registro I051: Plano de Contas Referencial
Registro I075: Tabela de Histórico Padronizado
Registro I100: Centro de Custos
Registro I150: Saldos Periódicos
Registro I155: Detalhe dos Saldos Periódicos
Registro I200: Lançamento Contábil
Registro I250: Partidas do Lançamento
Registro I350: Saldo das Contas de Resultado Antes do Encerramento
Autenticação na Junta Comercial