Planejamento Tributário de Indiretos (IPI/ICMS/ISSQN)

Curso Pontuado Vale 08 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, nas categorias: AUD: 08, CMN: 08, SUS: 08, ProGP: 08, Perito: 08,  PRE: 08, Pre AUD: 08, ProRT: 08, PREVICAUD: 08 CFC: SP-30656

Neste curso falaremos sobre os principais aspectos que devem ser levados em consideração para a promoção do correto planejamento tributário, envolvendo os tributos indiretos (ICMS/IPI/ISS). Para isto, estudaremos as principais características de cada um destes tributos, situações de conflito de competência, bem como as diversas operações possíveis e que implicam para o contribuinte uma melhoria logística.

Objetivo: Entender os limites da legislação sobre o que é ou não possível ser realizado em matéria de planejamento tributário. Conferir ao aluno uma ampla visão sobre como trabalhar os normativos em favor da atividade da empresa.

Carga horário: 08 horas

Para quem é este curso: Contadores, Analistas Fiscais, Analistas de Custos, Analistas de TI, demais profissionais envolvidos a área fiscal.

Estrutura do curso:

Videoaulas online Material de apoio para download Exemplos práticos ou cases Avaliação Certificado

 

Acesso ilimitado: Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e você poderá assisti-lo quantas vezes precisar, dentro do período de contratado.

Metodologia: Nossos cursos são compostos por 80% de videoaulas, com conteúdos planejados especialmente para EAD, divididos por temática, com vídeos com aproximadamente 10 minutos cada, o que permite que o aluno se organize de forma mais produtiva para seus estudos. Nossos cursos online não são apenas reprises de aulas ministradas em sala de aula e sim conteúdos estruturados para a modalidade com métodos que intensificam o aprendizado do aluno.

Excelência IOB Educação: A IOB atua há mais de 50 anos no mercado, é Capacitadora do CRC há 17 anos, e já capacitou milhares de profissionais.

Atenção

1) Este curso, salvo em casos de atualização de conteúdo, ficará disponível pelo período contratado. Porém, vale observar que, para efeito de pontuação no CFC, a data de conclusão do curso (data que constará no certificado) deverá ser até dia 31 de dezembro do ano vigente. Atendidos os critérios exigidos, a IOB Educação realizará o lançamento da pontuação no Sistema do CRC.

2) O acesso ao curso é ilimitado, porém, para efeito de pontuação no CRC, os pontos do curso só serão creditados uma única vez, considerando a primeira data de conclusão e aprovação, desde que o curso retorne aprovado do Conselho e o participante cumpra com todos os requisitos.

  • Curso: Planejamento Tributário de Indiretos (IPI/ICMS/ISSQN)
  • Materiais Didáticos
  • Videoaulas
  • 🎮Quiz: Teste seus conhecimentos
  • Avaliação
  • Pesquisa de Satisfação

Conteúdo Programático

Apresentação

Módulo 1 - Plano de Negócios

Definição

  • Planejamento tributário (limites)
  • Competência tributária
  • Impostos indiretos
  • Evasão
  • Elisão
  • Elusão fiscal
  • Combate a evasão fiscal
  • Análise de caso

Módulo 2 – Planejamento Tributário (Análise e aplicação)

  • Breves colocações sobre regime tributário (RPA & Simples Nacional)
  • Microempreendedor Individual
  • IPI (Principais características)
  • ICMS (Principais Características)
  • Análise de Caso
  • Crédito do ICMS
  • Diferencial de alíquotas
  • Difal não contribuinte
  • Contribuinte (ICMS)
  • Local da operação ou da prestação
  • Base de cálculo
  • Alíquota
  • Indústria
  • Tratamento tributário na remessa e no retorno
  • Industrialização efetuada por filial
  • Lei Complementar nº 87/1996 - Aspectos gerais
  • Contribuinte
  • Responsáveis
  • Substituto tributário
  • Adoção do regime de ST - Acordo específico
  • Aspectos do cálculo da ST
  • Diferimento e Suspensão
  • Contribuintes do IPI (equiparação)
  • Operações diferenciadas (demonstração/mostruário/venda a ordem/Consignação)
  • Transferência de mercadorias (novas disposições)
  • Exposição e feira
  • Venda fora do estabelecimento
  • Regime especial
  • Consulta Tributária
  • Considerações sobre o ISSQN
  • Construção civil
  • Retenção na fonte
  • Local da prestação
  • Estabelecimento ou domicílio do prestador
  • ISSQN devido no local da prestação do serviço
  • Exploração de rodovia mediante cobrança de preço ou pedágio
  • Cartões de débito ou de crédito
  • Outras hipóteses previstas na Lei Complementar nº 175/2020
  • Base de cálculo
  • Alíquotas
  • Benefícios fiscais que impliquem redução de carga tributária inferior a 2%
  • Sistema eletrônico de padrão unificado - Lei Complementar nº 175/2020
  • Entendendo a Lista de serviços