Terceiro Setor: Aspectos Cont. e Fiscais de ONGs, Associações e Ent. Religiosas s/ fins lucrat.

1

O curso é voltado para profissionais que desejam conhecer, se especializar e se aprofundar na gestão contábil e financeira das organizações sem fins lucrativos - Terceiro Setor. Serão abordados temas específicos de contabilidade, finanças, controladoria e gestão, tendo como destaque as normas contábeis e sociais que regem o setor, plano de contas, registros dos atos e fatos contábeis, elaboração de demonstrações contábeis e financeiras e benefícios fiscais, visando aprimorar a efetividade e o impacto social das organizações do Terceiro Setor.

Objetivo: Capacitar e orientar aos participantes como tratar da contabilidade e dos aspectos fiscais das entidades sem fins lucrativos (terceiro setor), apresentando as principais peculiaridades desse tipo de entidade, que apesar de não possuir finalidade lucrativa é muito importante para o desenvolvimento do País, tendo como papel principal complementar ações sociais do Governo.

Carga horário: 08 horas

Para quem é este curso: Profissionais de ONGS e organizações sociais, contadores, advogados, professores e estudantes de contabilidade, administração, fiscal, auditoria, finanças, controladoria e afins, e as demais pessoas que pretendam conhecer e se desenvolver sobre o tema.

Estrutura do curso:

Videoaulas online Material de apoio para download Exemplos práticos ou cases Avaliação Certificado

 

Acesso ilimitado: Os conteúdos ficam disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, e você poderá assisti-lo quantas vezes precisar, dentro do período de contratado.

Metodologia: Nossos cursos são compostos por 80% de videoaulas, com conteúdos planejados especialmente para EAD, divididos por temática, com vídeos com aproximadamente 10 minutos cada, o que permite que o aluno se organize de forma mais produtiva para seus estudos. Nossos cursos online não são apenas reprises de aulas ministradas em sala de aula e sim conteúdos estruturados para a modalidade com métodos que intensificam o aprendizado do aluno.

Excelência IOB Educação: A IOB atua há mais de 50 anos no mercado, é Capacitadora do CRC há 17 anos, e já capacitou milhares de profissionais.

Atenção

1) Este curso, salvo em casos de atualização de conteúdo, ficará disponível pelo período contratado. Porém, vale observar que, para efeito de pontuação no CFC, a data de conclusão do curso (data que constará no certificado) deverá ser até dia 31 de dezembro do ano vigente. Atendidos os critérios exigidos, a IOB Educação realizará o lançamento da pontuação no Sistema do CRC.

2) O acesso ao curso é ilimitado, porém, para efeito de pontuação no CRC, os pontos do curso só serão creditados uma única vez, considerando a primeira data de conclusão e aprovação, desde que o curso retorne aprovado do Conselho e o participante cumpra com todos os requisitos.

  • Curso: Terceiro Setor: Aspectos Cont. e Fiscais de ONGs, Associações e Ent. Religiosas s/ fins lucrat.
  • Materiais Didáticos
  • Videoaulas
  • 🎮 Quiz: Teste seus conhecimentos
  • Avaliação
  • Pesquisa de Satisfação

Apresentação

Módulo 1 – Aspectos Contábeis e Societários

Bloco 1 – Introdução, Definição de ONG, Associação, Fundação e Entidades Sem Fins Lucrativos

Bloco 2 - Formas, Atividades Exercidas e Reconhecimento de Ativo, Passivo, Receita e Despesa

Bloco 3 - Registros Contábeis, Provisões para Perdas e Valor Recuperável

Bloco 4 - Demonstrações Contábeis e Contas de Compensação

Bloco 5 - Balanço Patrimonial e Demonstração do Resultado do Período – Exemplos

Bloco 6 - Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) – Exemplos

Bloco 7 - Registro no CNAS e Análise das Demonstrações Contábeis

Bloco 8 - CEBAS

Bloco 9 - Registros Contábeis na Constituição da Entidade e Subvenções

Bloco 10 - Concessão de Benefícios e Dotações Recebidas -Tratamento

Bloco 11 - Realização dos stoques

 

Módulo 2 – Aspectos Fiscais – Obrigações Acessórias – Declarações

Bloco 1 - Considerações Iniciais das Obrigações Acessórias e DCTF e DCTF Web

Bloco 2 – PERDCOMP - Escrituração Livro Diário e EFD-Contribuições

Bloco 3 - DME e EFD-Reinf

Bloco 4 - Comprovante de Rendimentos e DIRF

Bloco 5 - ECD e Comprovante de Rendimentos Pessoa Física

Bloco 6 - ECF Obrigatoriedade e Dispensa

Bloco 7 - ECF – Retificação

Bloco 8 - ECF – Prazo e Penalidades por Descumprimento

Bloco 9 - ECF – Leiaute para Entidades Imunes e Isentas

Bloco 10 - ECF e Interligação com ECD na Recuperação de Arquivos

Bloco 11 - ECF – Bloco E e Bloco U

Bloco 12 - Balanço, DRE e Cálculos Excepcionais de IRPJ e CSLL

Bloco 13 - Demonstração de Origem e Aplicação de Recursos (DOAR)

Bloco 14 - Exemplo ECF e Bloco O

Bloco 15 - ECF Bloco U – Balanço Patrimonial e Origem e Aplicação de Recursos

Bloco 16 - ECF IRPJ e CSLL Estimativa – Apuração Excepcional

Bloco 17 - Pis/Pasep - Entidades sem Fins Lucrativos

Bloco 18 - Cofins - Entidade sem Fins Lucrativos